sexta-feira, 27 de maio de 2011

TRABALHO - PUBLICIDADE

Publicidade institucional

Tipo
            Trata-se de um de um tipo de publicidade institucional uma vez que não tem objectivo comercial, não visa o lucro e tem como função principal:
·         Sensibilizar o público
·         Despertar as consequências
·         Alterar maneiras de pensar e comportamentos
·         Educar para a cidadania

Constituição do anúncio
            O anúncio apresenta os dois aspectos que lhe são inerentes:
·         Texto
·         Imagem
E ambos se conjugam harmoniosamente cm o objectivo de chocar e comover o público de modo a dissuadi-lo de determinados comportamentos

Este anúncio apresenta uma estrutura tripartida:
·         Na 1ª imagem vemos uma jovem sentada numa cadeira de rodas. Situa-se no interior da casa, apoia os braços sobre as bandas laterais da cadeira e olha de frente para nos, esboçando um ligeiro sorriso. O texto que acompanha a imagem é muito elucidativo: a jovem tem 17 anos e foi vítima de um acidente quando regressava de uma discoteca com excesso de velocidade.
·         Na 2ª e na 3ª imagens, destaca-se a presença de dois jovens, imobilizados por deficiência que o texto complementa: o 1º foi vítima de acidente por excesso de velocidade e o 2º sofreu terríveis consequências por queda de mota ao tentar uma manobra perigosa.


Esta campanha publicitária institucional como tantas outras têm muito êxito o segredo desse êxito reside precisamente no facto de nos mostrar a realidade nua e crua, de nos fazer pensar confrontando-nos com a realidade, pois os jovens Rosa, Hélder e Henrique não são actores mas sim vitimas reais de acidentes de viação.

Relativamente ao aspecto cromático, pode dizer-se que predominam os tons escuros (preto, azul-escuro, roxo), simbolizando o sofrimento, a tragédia, a dor.

O slogan desta campanha é “Quando mais depressa, mais devagar”. Pode dizer-se que é fácil de memorizar e remete para a realidade da velocidade que muitos jovens adoptam quando conduzem. A verdade é que essa velocidade conduz muitas vezes a tragédias e a realidade é que o resto das suas vidas é vivido “mais devagar”.
·         Cadeiras de rodas
·         Imobilização
·         Paraplégicos
·         Etc.






Publicidade comercial

Tipo
            Trata-se de um tipo de publicidade comercial, pois apela ao consumo e à opção face a um determinado produto.

Elementos do anúncio
  1. A marca surge destacada na base (parte inferior) do espaço reservado ao anúncio, sob as duas formas do produto. É um elemento fulcral.
  2. O slogan, joga com o poder da palavra, é conciso, original e fácil de memorizar (“oscillo e a gripe passou”). Fica a martelar nos nossos ouvidos, é apelativo e procura convencer.”)

A imagem

É igualmente importante. Vivemos num mundo de imagens e o estímulo visual é imprescindível na publicidade. Neste caso, é visível um conjunto de jovens no interior do metro. De entre eles destaca-se que se salienta pelas cores vivas (amarelo e vermelho) enquanto os restantes surgem com predominância de cores escuras (preto, azul-escuro, sobretudo).
Destaca-se, ainda, o olhar: enquanto o jovem de roupas coloridas tem um olhar saudável, os restantes têm um aspecto doentio, estão descorados, com olheiras, espirram e estão nitidamente doentes.
·         O jovem de roupas coloridas está de boa saúde porque toma o medicamento.
·         Os restantes estão doentes pois não se medicaram.

O texto argumentativo
Surge na base inferior do anúncio e apresenta todo um conjunto de informações necessárias à aquisição do produto

           

Sem comentários:

Enviar um comentário