Publicidade institucional
Tipo
Trata-se de um de um tipo de publicidade institucional uma vez que não tem objectivo comercial, não visa o lucro e tem como função principal:
· Sensibilizar o público
· Despertar as consequências
· Alterar maneiras de pensar e comportamentos
· Educar para a cidadania
Constituição do anúncio
O anúncio apresenta os dois aspectos que lhe são inerentes:
· Texto
· Imagem
E ambos se conjugam harmoniosamente cm o objectivo de chocar e comover o público de modo a dissuadi-lo de determinados comportamentos
Este anúncio apresenta uma estrutura tripartida:
· Na 1ª imagem vemos uma jovem sentada numa cadeira de rodas. Situa-se no interior da casa, apoia os braços sobre as bandas laterais da cadeira e olha de frente para nos, esboçando um ligeiro sorriso. O texto que acompanha a imagem é muito elucidativo: a jovem tem 17 anos e foi vítima de um acidente quando regressava de uma discoteca com excesso de velocidade.
· Na 2ª e na 3ª imagens, destaca-se a presença de dois jovens, imobilizados por deficiência que o texto complementa: o 1º foi vítima de acidente por excesso de velocidade e o 2º sofreu terríveis consequências por queda de mota ao tentar uma manobra perigosa.
Esta campanha publicitária institucional como tantas outras têm muito êxito o segredo desse êxito reside precisamente no facto de nos mostrar a realidade nua e crua, de nos fazer pensar confrontando-nos com a realidade, pois os jovens Rosa, Hélder e Henrique não são actores mas sim vitimas reais de acidentes de viação.
Relativamente ao aspecto cromático, pode dizer-se que predominam os tons escuros (preto, azul-escuro, roxo), simbolizando o sofrimento, a tragédia, a dor.
O slogan desta campanha é “Quando mais depressa, mais devagar”. Pode dizer-se que é fácil de memorizar e remete para a realidade da velocidade que muitos jovens adoptam quando conduzem. A verdade é que essa velocidade conduz muitas vezes a tragédias e a realidade é que o resto das suas vidas é vivido “mais devagar”.
· Cadeiras de rodas
· Imobilização
· Paraplégicos
· Etc.
Publicidade comercial
Tipo
Trata-se de um tipo de publicidade comercial, pois apela ao consumo e à opção face a um determinado produto.
Elementos do anúncio
- A marca surge destacada na base (parte inferior) do espaço reservado ao anúncio, sob as duas formas do produto. É um elemento fulcral.
- O slogan, joga com o poder da palavra, é conciso, original e fácil de memorizar (“oscillo e a gripe passou”). Fica a martelar nos nossos ouvidos, é apelativo e procura convencer.”)
A imagem
É igualmente importante. Vivemos num mundo de imagens e o estímulo visual é imprescindível na publicidade. Neste caso, é visível um conjunto de jovens no interior do metro. De entre eles destaca-se que se salienta pelas cores vivas (amarelo e vermelho) enquanto os restantes surgem com predominância de cores escuras (preto, azul-escuro, sobretudo).
Destaca-se, ainda, o olhar: enquanto o jovem de roupas coloridas tem um olhar saudável, os restantes têm um aspecto doentio, estão descorados, com olheiras, espirram e estão nitidamente doentes.
· O jovem de roupas coloridas está de boa saúde porque toma o medicamento.
· Os restantes estão doentes pois não se medicaram.
O texto argumentativo
Surge na base inferior do anúncio e apresenta todo um conjunto de informações necessárias à aquisição do produto
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